Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça acata pedido do MPT e condena empresa de vigilância e transportes de valores

    O juiz da 6ª Vara do Trabalho de Maceió, Albino Plácido Neto Júnior, julgou procedentes os pedidos do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas constantes na ação civil pública 923/2009, ajuizada pelo procurador Rafael Gazzanéo contra a BV Paraíba Vigilância e Transporte de Valores LTDA. A empresa desrespeitou os direitos trabalhistas de seus empregados e, caso descumpra as determinações da Justiça, estará sujeito a pagar multa no valor de 5 mil reais por cada obrigação de fazer inadimplente.

    Na ação, Gazzanéo também pediu a empresa fosse condenada fosse condenada a pagar indenização pelos danos morais coletivos causados aos trabalhadores. No entanto, em seu fundamento, o juiz considerou que no caso em questão só houve dano material, uma vez que os trabalhadores "tiveram sonegados direitos trabalhistas, não tendo a conduta da reclamada (empresa) atingido valores extrapatrimoniais de seus empregados".

    Com a decisão judicial, a empresa está obrigada a não mais admitir ou manter trabalhador sem registro formal na carteira de trabalho e efetuar o pagamento dos empregados até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado, como determina o artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A BV Paraíba Vigilância e Transporte de Valores LTDA também está obrigada a depositar, até o dia 7 de cada mês, o valor referente ao recolhimento do FGTS dos funcionários.

    Entre as demais obrigações determinadas, a empresa terá de fornecer vale-transporte, manter em sua sede documentos e livros sujeitos à inspeção da fiscalização de auditores do Ministério do Trabalho e Emprego. Também terá de pagar os créditos rescisórios, em caso de demissão, de acordo com o disposto no artigo 477 da CLT.

    A multa a ser paga em caso de descumprimento será reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e independe do número de trabalhadores encontrados em situação irregular. Serão levadas em consideração as obrigações não cumpridas.

    • Publicações244
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-acata-pedido-do-mpt-e-condena-empresa-de-vigilancia-e-transportes-de-valores/1953492

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)